“Em Trânsito”: Quarta Parede apresenta 13 atividades artísticas para todos os públicos

A 4º edição do “Em Trânsito”, organizado pela associação de artes performativas Quarta Parede, decorre entre 19 de outubro e 17 de novembro, com uma programação “que desafia públicos para atividades artísticas que aliam o lúdico ao estímulo da imaginação e do pensamento”.

“Desafia, também, a descobrir diferentes modos de criação e apresentação de artes performativas, pela sua originalidade, formatos ou conteúdos”, revela Sílvia Ferreira, diretora artística, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.


Com as primeiras três edições “ainda muito experimentais”, a iniciativa chega, este ano, à Covilhã, Paul, Peso e Tortosendo, apresentando 13 atividades artísticas para públicos de todas as idades.

“Para envolver os públicos infantojuvenis e populações com menos acesso a atividades artísticas, levamos esta programação a espaços não convencionais, na cidade e vilas do concelho, que não têm auditório para receber estas atividades. Portanto, as atividades irão adaptar-se a bibliotecas, cafés e salões comunitários”, vinca a diretora artística.

O objetivo, segundo Silvia Ferreira, é que as pessoas que já assistem a espetáculos, possam deslocar-se, também, a estas atividades, ocorrendo um “entrosamento de diferentes públicos”.

Com um orçamento de 16 mil euros, financiado pela Direção Geral das Artes, a iniciativa conta, também, com o apoio financeiro do Município da Covilhã.

O programa tem início dia 19 de outubro, com o espetáculo de dança “Corpo-Mapa-Livro”, de Marina Nabais e Joana Pupo. Dividida em duas sessões, a primeira terá lugar às 11:00 e a segunda às 15:00, na Biblioteca Municipal da Covilhã.

No dia seguinte (20), apresentam-se no mesmo local com “Oficina Descoberta do Livro” para todos os públicos. O espetáculo de dança decorre a partir das 15:00.

A conferência-performance “Take a Stand”, de Clara Antunes e Ricardo Machado, tem a particularidade de estar prevista para salas de aula da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, nos dias 26 e 27.

Dia 31, Carlos Marques faz duas sessões de contos, às 14:00 e às 21:30, no Salão do Pavilhão Multiusos da aldeia do Peso.

Entre 6 e 10 de novembro, Mónica Samões e José Pelicano fazem uma residência artística na Escola EB 2/3 do Tortosendo e, no dia 11, apresentam, na vila, “Uma cadeira na montanha”.

A contadora de histórias Ana Lage estará, no dia 17 de novembro, na Escola EB1 do Paul, às 14:30, e no Café Central da mesma aldeia, às 21:30, com a sua narração oral.