Alunas da Frei Heitor Pinto vencem 4 prémios na Roménia

No âmbito do Projeto Erasmus+, alunas do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), ganharam quatro prémios em Bucareste, na Roménia, depois de encenarem uma simulação de defesa dos direitos humanos, apelando ao direito de integração e solidariedade para com os povos nómadas, como as pessoas de etnia cigana, por exemplo.

De acordo com Rogélia Proença coordenadora do projeto e docente no ESFHP, a aluna Matilde Pereira venceu o prémio do júri de apresentação oral da defesa da requerente; Leonor Amorim venceu o melhor relato dos factos do estado acusado; e Leonor Amorim venceu o concurso fotográfico sobre a realidade social e cultural de Bucareste. O último prémio focou-se na escrita e dramatização com acompanhamento musical.


Os textos sobre as defesas do requerente e do estado dos advogados principais e ainda as questões e respostas dos jurados e advogados assistentes foram escritos pelas professoras Rogélia Proença, professora de Português e de Francês, e Elisabete Morão, professora de Francês e de Inglês, e pelas alunas de FLE II (francês língua estrangeira II), que defenderam “oralmente muito bem”.

“Apresentámos uma história que previa a integração e a melhor resposta possível da nossa cidade e região, para uma família cigana de 9 elementos, em viagem pela Europa, em busca de melhores condições de vida e do respeito dos seus direitos”, revela a docente em declarações à RCC.