Até final do ano, a Câmara Municipal de Penamacor vai abrir um concurso público, para ocupação de 28 postos de trabalho, para técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais, lugares que estão previstos no quadro de pessoal do município.
A autorização para avançar com o concurso foi aprovada por unanimidade na reunião publica da Câmara Municipal, na sexta-feira, dia 20, com o vereador José Ramos a frisar que “após 12 anos sem abrir concursos externos, é chegada a altura” de suprir as falhas em recursos humanos que por vezes “fazem com que nem tudo corra tão bem”
A oposição, pela voz do vereador Anselmo Cunha, reconhece que “esta é uma boa noticia”, mas apontou que o facto de nos últimos 12 anos não ter existido qualquer concurso, revela “uma falha na política de rejuvenescimento” do quadro de pessoal.
Em resposta António Beites explicou que a Câmara Municipal integrou, ao abrigo da lei dos precários, alguns trabalhadores nos seus quadros, apontando que este concurso “não esgota a totalidade dos lugares”.
Recorda que a maioria dos funcionários entrou para os quadros na década de 80 e estão nesta altura a decorrer processos de aposentação, o que levanta algumas dificuldades. A este facto acresce o facto de o município ter aceite novas competências que obrigam a reforço de pessoal, deu conta o presidente.
O autarca frisa que no primeiro trimestre de 2024 será aberto novo concurso para suprir necessidades.
António Beites aludiu, ainda, às dificuldades financeiras que o município atravessou, e que estão ultrapassadas, salientando que é preciso “equilíbrio entre o quadro de pessoal e o rácio de tesouraria”.
A Câmara Municipal vai também abrir concurso para mobilidade entre órgãos, para três postos de trabalho, na carreira e categoria de técnico superior e assistente operacional