O Município do Fundão ficou em segundo lugar na primeira iniciativa dos prémios SIIViM para a Inovação nos Territórios Médios, que distinguem as estratégias de inovação local mais destacadas pelas autoridades locais francesas e estrangeiras, municípios, grupos de municípios e estruturas intermunicipais com 10.000 a 50.000 habitantes.
Na categoria “Autoridades Locais Estrangeiras”, na qual o Fundão foi distinguido, Sainte-Julie, no Canadá, conquistou o primeiro lugar.
O Município do Fundão está ainda a participar, com um stand próprio, na edição do SIIViM 2023 – Salão de Internacional da Inovação em Cidades Medianas, a decorrer em Nevers, França, naquele que é considerado “um evento inovador único que decorre em dois países de dois continentes diferentes: França e Canadá”.
O Fundão está, ainda em destaque com a participação na conferência “La Coopération Européenne pour Accompagner la Transformation Numérique des Territoires”, que conta com a participação de Pedro Neto, Vereador da Câmara Municipal do Fundão; Jean-Dimas Malo, Diretor Nièvre Numérique; e Jose Manuel San Emeterio, Programme Manager.
A participação nesta iniciativa decorre do projeto URBACT, designado IoTxChange e que agora tem sequência no projeto Metacity, no âmbito do mesmo programa e num consórcio que o Fundão lidera.
No projeto Metacity estão a ser abordados desafios relacionados com a transição digital, num projeto que tem por objetivo “permitir que as cidades tecnologicamente conscientes planeiem a utilização de ferramentas de IA – Inteligência Artificial para melhorar a eficiência dos seus serviços e competir com as grandes cidades”.
Além do Fundão, integram este consórcio os municípios de Campobasso (Itália), Písek (República-Tcheca), Nevers (França), Razlog (Bulgária), Újbuda (Hungria), Härnösand (Suécia) e Mostar (Bósnia e Herzegovina), bem como duas universidades, a Åbo Akademi (Finlândia) e a Industrial Systems Institute Athena Research Center (Grécia).