MAMA_MOVE retoma sessões de exercício para sobreviventes do cancro da mama

O Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI) promove, juntamente com o Departamento de Sociologia, mais uma edição do MAMA_MOVE, um programa de exercício físico supervisionado direcionado para sobreviventes do cancro da mama.

Melhorar a aptidão física e funcional, frequentemente afetada pelos tratamentos associados ao cancro da mama, através de um programa de exercícios específicos e supervisionados, é o propósito do MAMA_MOVE. Esta atividade, aberta a toda a comunidade, procura colmatar os efeitos secundários associados ao tratamento, como fadiga, diminuição da força muscular, amplitude de movimento, alteração da composição corporal, densidade óssea, capacidade aeróbia e diminuição da qualidade de vida de forma geral.


No ano letivo 2023/2024 o MAMA_MOVE regressa com sessões gratuitas, disponíveis às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 17h30 e as 19h45, no Departamento de Ciências do Desporto da UBI (junto aos pavilhões desportivos da Universidade, em Santo António).

Incluído nos Projetos Piloto da Direção-Geral da Saúde para a Promoção da Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde, MAMA_MOVE é um programa interdisciplinar, que conta com parcerias institucionais com o Departamento de Psicologia e Educação e a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, o Núcleo da Região Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) e com o Agrupamento dos Centros de Saúde da Cova da Beira (ACES).