Meu tempo: Beira Interior sob aviso laranja a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Beira Interior sob aviso laranja a partir das 12:00 de amanhã, dia 19, devido à previsão de aguaceiros persistentes, por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovoada, e ainda ventos com rajadas que podem chegar aos 110km/h.

A região fica sob aviso amarelo a partir das 00:00 de hoje (18) e até às 12:00 de amanhã, hora para a qual está previsto um agravamento das condições climatéricas devido à depressão Aline.


O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir, no domingo, um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e a fixação de estruturas soltas”.

Pediu igualmente cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar atividades relacionadas com o mar, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.