Portagens: Declarações de Ana Abrunhosa “resultam de campanha” e terão resposta dia 30

A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 vai reunir o Conselho Geral na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro e promete analisar, e responder, às mais recentes declarações de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, sobra a abolição de portagens.

Em nota de imprensa o organismo avança com uma “posição imediata” em que afirma que “as declarações proferidas pela Ministra não nos surpreendem já que elas, embora sendo contraditórias com tudo o que tinha dito antes, decorrem de uma campanha superiormente dirigida na comunicação social que procurou fazer crer que o aumento do preço do IUC derivada da redução do preço das portagens no Interior (A23, A24 e A25)”.


No mesmo documento a Plataforma promete para o final da reunião, uma posição sobre a matéria, avançando desde já que “tem preocupações com as emissões de gases com efeito de estufa e defendendo, também, que deve haver um investimento robusto e urgente no transporte público rodoviário e ferroviário (apresentámos propostas para este efeito ao Sr. Ministro das Infraestruturas), este, infelizmente, não tem tradução na proposta de OE.24”.

A reunião está marcada para as 16:00 no Hotel Puralã, seguindo-se uma conferencia de imprensa.

Recordar que a Plataforma P’la Reposição das SCUTS é constituída por sete entidades, nomeadamente, a União de Sindicatos de Castelo Branco e a da Guarda; Associação Empresarial da Beira Baixa e a da Região da Guarda, a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, a Comissão de Utentes da A25 e o Movimento de Empresários pela Subsistência pelo Interior.