“Ferramentas para a Autonomia” é o nome do projeto da CooLabora que foi distinguido, a nível nacional, na categoria “Inclusão Social e Solidariedade” da 5ª edição Prémios Caixa Social.
Os Prémios Caixa Social visam “financiar e desenvolver projetos sociais, com carácter inovador, replicáveis e orientados para mitigar a pobreza e favorecer a inclusão social, nas suas mais variadas vertentes e das mais diversas formas, promovendo iniciativas empreendidas por entidades do Terceiro Setor”, pode ler-se na página da Caixa Geral de Depósitos.
A 5ª Edição dos Prémios Caixa Social distingue o trabalho de 36 instituições sociais, a nível nacional, com um prémio no valor global de 760 mil euros, nas áreas de intervenção: Inclusão Social e Solidariedade, Prevenção e Cuidados de Saúde, Criação e Promoção de Emprego e Educação e Formação e Capacitação.
Nesta edição foram recebidas um total de 777 candidaturas, provenientes de todo o país, tendo sido consideradas elegíveis 741, com a seguinte distribuição: 44% das candidaturas na área da Inclusão Social e Solidariedade, 26% na área da Prevenção e Cuidados de Saúde, 23% na área da Educação, Formação e Capacitação e 6,5% na área da Criação e/ou Promoção de Emprego.
Numa análise detalhada aos 36 projetos premiados, 32% das candidaturas são da área de Inclusão Social e Solidariedade; 36% da área da Prevenção e Cuidados de; 26% da área da Educação, Formação e Capacitação; 6% da área da Criação e/ou promoção de Emprego.
As candidaturas foram apreciadas por um júri independente, composto por personalidades que garantem a inclusão de diferentes visões e experiências na avaliação das propostas, tendo presente as áreas de intervenção desta edição.
Presidido por António Farinha Morais, Presidente do Conselho de Administração da Caixa, contou ainda com Filipe Almeida (Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social), Filipe Santos (Diretor da Universidade Católica Portuguesa), Maria José Ritta (ex-Primeira Dama), Maria Marín (Administradora Não Executiva da Caixa), Viriato Soromenho Marques (Professor Catedrático na Faculdade de Letras da UL).
Inserido na Estratégia de Sustentabilidade da Caixa, estes prémios são representativos da forma como o banco “contribui para o Crescimento Sustentável e Inclusivo, dando resposta às atuais problemáticas da sociedade, na materialização do seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.