Projeto piloto sobre mobilidade e sustentabilidade para novas gerações vai nascer na Covilhã

Iniciativa da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e da Câmara Municipal da Covilhã (CMC), vai arrancar em duas escolas do concelho da Covilhã um projeto piloto a nível nacional sobre mobilidade e sustentabilidade.

Ainda em fase de estruturação, na prática é um projeto que visa “consciencializar e sensibilizar as crianças, os jovens e os estudantes para esta problemática da transição climática associada à mobilidade, da transição digital associada à mobilidade, pondo sempre o acento tónico na sustentabilidade ambiental”, avança Vítor Pereira, presidente da CMC.


De âmbito pedagógico, este projeto verá o protocolo assinado em breve e será implementado em duas escolas da Covilhã, uma em contexto urbano, outra mais afastada, que ainda não foram selecionadas, adiantou Vítor Pereira. O autarca pretende implementá-lo o mais depressa possível para que possa ser “disseminado por outros concelhos do país”.

Ana Paula Vitorino, presidente da AMT, explica que o motiva este projeto é o desejo “que as novas gerações tenham preocupações de natureza ambiental e que façam escolhas, em matéria de mobilidade, que sejam coerentes com princípios de sustentabilidade”.

Explica ainda que o projeto consiste em matérias transversais e novos materiais a serem introduzidos em algumas disciplinas. “Não é uma disciplina do ambiente”, alerta.

“Vamos produzir conteúdos. Vamos promover a interação entre crianças e jovens de várias idades para que eles façam projetos. Para isso, vamos atribuir prémios e menções honrosas”, detalha Ana Paula Vitorino, que já foi Ministra do Mar entre 2015 e 2019. Adianta ainda que os prémios, dirigidos às equipas e às escolas, vão totalizar um valor de 10 mil euros, em âmbito nacional.