Serra da Estrela Ice Arena recebeu mais de 10 mil pessoas em 6 meses

A pista de gelo criada pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, FDIP, a Serra da Estrela Ice Arena, recebeu mais de 10 mil pessoas entre novembro e abril.

A informação é avançada por Pedro Flávio, presidente da Federação, que considera que a infraestrutura “permite que quem visita a Serra da Estrela tenha ali mais um ponto de atração”.


“Uma infraestrutura necessária, como mostram os números” sustenta o responsável, realçando que esta é utilizada não só por atletas, mas também por quem a procura só por lazer.

Pedro Flávio destaca que com as alterações já feitas no local há espaço para estacionamento para que todos possam usufruir da infraestrutura.

Depois de um inverno em que a Serra da Estrela foi muitas vezes notícia devido às longas filas para chegar ao topo da montanha, Pedro Flávio não esconde que essa é uma preocupação, destacando, no entanto, que o foco deve estar nas alterações climáticas que fazem com que haja cada vez menos neve.

“A minha preocupação tem mais a ver com as alterações climáticas, porque temos cada vez menos neve, aqui e no resto da Europa. Devíamos ter neve como há uns anos atrás para que a Estância tivesse muitos dias de uso, com neve. Eu lembro que havia grandes nevões e depois muitos dias com bom tempo e muita neve, com condições excelentes para a prática do ski”, recorda.

O responsável realça que a Federação está a tentar reduzir a sua pegada, colocando por exemplo, painéis solares para produção de energia que alimenta a pista de gelo e a Pousada da Juventude.