Pampilhosa da Serra: Autarquia cria rede de miradouros acima dos 800 metros de altitude

A Câmara da Pampilhosa da Serra vai implementar o projeto “Horizonte 800+”, constituído por uma rede de miradouros acima dos 800 metros de altitude, que pretende conciliar o crescimento turístico com a proteção ambiental.

Em comunicado, a autarquia adianta que os Penedos da Peça, inaugurados a 12 de agosto na aldeia das Meãs, vão ser o primeiro local identificado e devidamente preparado para integrar o “roteiro” concelhio.


O vereador Rui Simão, citado na nota, salienta que a intenção da autarquia é “propor às pessoas que vivem na azáfama lá em baixo que possam elevar o corpo, a mente e o espírito até locais que desconhecem e permitem uma desmedida amplitude visual”, como a que se avista a partir dos Penedos da Peça, a 890 metros de altitude.

“Estes sítios permitem um nível de intimismo, de relação com a natureza e com aquilo que é o nosso território que é profundamente serrano. É uma forma de desafiarmos a perceção daqueles que procuram lugares únicos e singulares, paz de espírito, desaceleração e tranquilidade em contacto pleno com a natureza”, sublinha o autarca responsável pelo pelouro do turismo.

Segundo o vereador, a oferta em Pampilhosa da Serra está “ancorada no centro da natureza”, com diversas propostas “desde o turismo mais ativo ligado à prática desportiva até uma dimensão mais imersiva, contemplativa e multissensorial”.

Rui Simão refere que elementos como as praias fluviais, o céu estrelado, o espírito de aldeia e a convivialidade, bem como os monumentos naturais e geológicos, foram destacados “como ativos diferenciadores que, no território, assumem uma qualidade distinta”.

No Dia Mundial do Turismo, o autarca vincou que a oferta de parceiros de alojamento e o número de dormidas tem vindo a aumentar, sendo que, em 2022, foram inscritas mais de seis mil dormidas no Turismo de Portugal.

“Em Pampilhosa da Serra, o setor do turismo é vibrante e ativo. As nossas comunidades gostam da vida que o turismo traz e os turistas encontram emoções positivas e saem daqui mais felizes e mais conscientes daquilo que é a vida no interior, ao descobrirem um bastião da cultura popular e serrana em Portugal”, reforçou.