Covilhã vai entregar medalha de ouro e chave da cidade à Universidade da Beira Interior

A Universidade da Beira Interior vai ser uma das homenageadas na sessão solene do dia 20 de outubro, Dia da Cidade da Covilhã, recebendo a medalha de ouro e a chave da cidade pelo seu serviço prestado ao longo dos seus 50 anos, afirmou Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, hoje na reunião pública do executivo.

O autarca referiu que esta distinção pretende “celebrar e evidenciar” o trabalho da instituição na cidade, na região, no país e no mundo.


A sessão de entrega de medalhas de homenageados, que vai decorrer às 15:00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, irá distinguir também com a medalha de ouro Arnaldo Saraiva, professor a académico natural de Casegas que teve vasta carreira na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Arnaldo Saraiva “leva a Covilhã no coração e na boca”, destacou Vítor Pereira.

A autarquia covilhanense irá também distinguir – com medalha de prata – empresários “exemplos de vida, pessoas que lutaram com muito empenho, carinho e força, e criaram riqueza e postos de trabalhos”. São eles: António Dias (da Padaria Dias), Rui Gomes e Catarina Gomes (da J. Gomes, empresa de recolha e reutilização de resíduos têxteis), Jaime Alberto (distribuição alimentar), Fernando Lucas (ex-Comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã), Jerónimo Leitão (médico) e Júlio Severino Cruz Repolho (ex-autarca na freguesia extinta de S. Pedro).

A título póstumo será também entregue a medalha de prata a Luiz Fernando de Carvalho Dias, advogado e investigador.