Urbano Sidoncha, docente do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da Universidade da Beira Interior (UBI), foi eleito presidente da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica (AFFEN) no passado mês de setembro. Ficará no cargo de presidente da direção até 2025, avança a UBI.
Para Urbano Sidoncha, que também é coordenador de um Grupo de Trabalho do Praxis dedicado à fenomenologia e à filosofia da cultura, esta eleição reconhece a “importância do trabalho desenvolvido na Universidade na área da fenomenologia e cimenta a presença da própria UBI nas associações científicas nacionais que são representativas na área da filosofia”.
A AFFEN, fundada a 25 de novembro de 2000, surgiu com o objetivo de “fomentar a investigação na área da fenomenologia e caracteriza-se por trabalhar a área de forma aberta”, diz a UBI. Entre os seus fundadores estão António Fidalgo (antigo Reitor da UBI), João Carlos Correia, José Domingues e José Manuel Santos (docentes do Departamento de Comunicação, Filosofia e Cultura da UBI).