Cineclube da Gardunha coloca a mulher em destaque na programação de novembro

Com sessões entre A Moagem e o Centro para as Migrações do Fundão, a programação do Cineclube da Gardunha, no Fundão, coloca novamente a mulher em destaque nos filmes apresentados, avança o Município em nota de imprensa.

A programação de novembro começa com o filme “Falcon Lake”, de Charlotte Le Bon, no dia 8 de novembro, às 21:30, “uma primeira obra surpreendente pela mestria e precisão na manutenção de uma atmosfera onírica e refrescantemente juvenil”. Antes deste filme, na mesma sessão, será exibida a curta-metragem “Estranha Forma de Vida”, novo filme de Pedro Almodóvar que remete para o fado de Amália Rodrigues com o mesmo título.


Integrado no ciclo “Janela para o Mundo” e realizado em parceria com o Centro para as Migrações do Fundão, será exibido a 18 de novembro o filme “Black Girl”, do senegalês Ousmane Sembène, um filme com “uma jovem negra no seu centro, convoca questões sempre prementes como a árdua procura de trabalho ou a luta pela concretização dos sonhos”. Complementar a este filme, está a exibição da curta-metragem “Natureza Humana”, de Mónica Lima, filme estreado no último Festival Internacional de Cinema de Roterdão. A realizadora estará presente na sessão para conversa com o público.

No dia 22 de novembro, o Cineclube regressa à Moagem para a exibição do vencedor do último Festival de Berlim, o filme “Sobre L’Adamant”, do francês Nicolas Philibert, sobre “um centro de dia que acolhe adultos com problemas mentais para os ajudar a viver melhor”.

Por fim, o Cineclube da Gardunha fecha novembro com o filme “Para Sempre Mulher”, da japonesa Kinuyo Tanaka, exibido a 29 de novembro n’A Moagem, também às 21:30, que retrata a “história de uma mulher casada e infeliz que encontra nos filhos e na poesia uma escapatória”.

As sessões têm entrada livre e a reserva dos lugares pode ser feita através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.