A CISMA – Associação Cultural promove o lançamento do novo livro do escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos, “A Mulher do Periquito e Outras Estórias”, com uma festa de celebração à sua vida e obra.
“Vamos à Tília com o Manel” é o nome do evento que se realiza no 1º piso da discoteca Companhia Club, no próximo dia 25, a partir das 21:30, com a presença do autor.
Num evento que conta com cinema, música, literatura, artes plásticas e fotografia, “Vamos à Tília com o Manel” junta amigos artistas do escritor que irão exibir as suas curtas-metragens, ler textos da obra do escritor, expor retratos e ilustrações que lhe dedicaram e fotografias que lhe tiraram, revela a nota de imprensa enviada à RCC.
O lançamento do livro, editado este ano pela Parsifal, decorre a partir das 22:30 no espaço lounge da discoteca e será apresentado por Mário Fernandes.
Às 21:45, na pista clubroom, decorre uma sessão de curtas-metragens com os filmes “Paths of Light”, “Nós” e “Motus”, do cineasta fundanense Nelson Fernandes, e com o filme “Grito de Liberdade na Rua da Cale”, de Mário Fernandes, Nelson Fernandes e João Dias.
Depois do lançamento do livro, irá decorrer uma sessão de leituras, “onde a comunidade pode participar com leituras de excertos da obra de Manuel da Silva Ramos”, frisa a organização.
A terminar, às 23:45, os Saturation Divers, compostos por Gonçalo Alves na bateria, e Gonçalo Parreirão e João Clemente na guitarra, músicos do coletivo Profound Whatever, sobem ao palco da clubroom para um concerto de música improvisada.
Em modo permanente durante o evento, estarão expostas pinturas e ilustrações alusivas a Manuel da Silva Ramos e à sua obra, realizadas pelos artistas Zé Dalmeida, Gabriel AV, Marquês, Zina Caramelo, Norueguesa Ilustre, entre outros.
Estará, também, uma exposição fotográfica de retratos de Manuel da Silva Ramos pelo fotógrafo ARC e uma retrospetiva da vida do autor em 30 fotografias de arquivo.
Com entrada livre, “Vamos à Tília com o Manel” é a forma de, apresentando o seu novo livro, “celebrar vida e obra de um dos grandes nomes da literatura portuguesa dos últimos 50 anos”.
Manuel da Silva Ramos, nascido em 1947, publicou três dezenas de livros. Sobre a Covilhã, dedicou-lhe, em 2003, a obra Café Montalto, editada pela CISMA – Associação Cultural. Sobre o Fundão, publicou no ano passado “Grito de Liberdade na Rua da Cale”.