Câmara da Covilhã investe 372 mil euros em asfaltamentos no Belo Zêzere, Canhoso e Peso

Num investimento global superior a 372 mil euros, a Câmara Municipal da Covilhã procedeu ao asfaltamento do Bairro do Belo Zêzere, na freguesia do Tortosendo, do Bairro Quinta da Várzea, no Canhoso e da Rua dos Verdes no Peso.

São três situações distintas, mas todas elas reivindicadas há muito pelas populações, dado o estado em que se encontravam.


Numa visita aos locais, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, sublinha que estas são obras totalmente custeadas pela autarquia, uma vez que não há qualquer apoio comunitário, ou do Orçamento do Estado, para proceder a estes trabalhos, ou outras intervenções em estradas.

O autarca relembra que as obras em curso nesta matéria, nomeadamente os troços da denominada estrada do sul do concelho Ourondinho/Paul e Ourondo/Casegas, não têm qualquer financiamento.

No Belo Zêzere a obra custa cerca de 203 mil euros, todo o bairro foi asfaltado, procedendo-se também ao levantamento de tampas e sinalização vertical e horizontal.

Um bairro que, reconhece Vítor Pereira, neste aspeto estava em “miserável estado”, uma vez que nunca ali tinha sido feito qualquer investimento.

“Desde que esta excelente urbanização foi erigida nunca foi intervencionada. Estava em miserável estado, esburacada, oferecia perigo”, descreveu o autarca.

Neste momento “é um sítio seguro, cómodo e prático”, apontou.

O Bairro Quinta da Várzea, no Canhoso, foi alvo de uma intervenção semelhante, no valor global de 109 mil euros. Um local que, à semelhança do Belo Zêzere, também nunca tinha sido intervencionado.

A Rua dos Verdes, no Peso, sempre que chovia ficava intransitável, uma vez que devido a um bloqueio numa conduta, todas as águas pluviais iam para o local.

“Uma situação complicada que foi resolvida, e bem resolvida”, disse no local aos jornalistas Rui Amaro, presidente da União de Freguesias do Peso e Vales do Rio, sublinhando que “mesmo com a chuva dos últimos dias já não se verificaram constrangimentos”.

A obra foi suportada pelo Municio da Covilhã e custou 60 mil euros.

A visita a estas obras foi promovida pela autarquia, no âmbito das comemorações dos 153 anos da elevação da Covilhã a cidade.