Covilhã: CPCJ promove seminário “Violência Doméstica – A Luta por um Lar Seguro” dia 24

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Covilhã promove, no próximo dia 24, o 3º seminário “Violência Doméstica – A Luta por um Lar Seguro”.

A iniciativa terá lugar no Anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior (UBI) a partir das 09:00.


A sessão de abertura conta com a presença de Solange Moreira, presidente da CPCJ da Covilhã, Regina Gouveia, vereadora na Câmara Municipal da Covilhã, Maria João Fernandes, vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Amélia Augusto, vice-reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social da UBI, e Fernandes da Cruz, Inspetor Chefe do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária da Guarda.

O primeiro painel temático tem início às 10:00, com o tema “Feridas que não cicatrizam: Crianças expostas à violência doméstica”.

“Violência Contra as Mulheres: Identificar e Intervir” é o nome do segundo painel, com início às 10:40.

O terceiro painel tem com título “Criminalidade violenta contra crianças e jovens: o exemplo das vítimas em contexto de homicídio” e começa às 11:45.

À tarde, a partir das 14:30, começa o painel “Violência no Contexto Familiar”.

O último painel tem início às 15:45 com o tema “Violência Doméstica: Prevenir, Detetar e Intervir – A Importância da Cooperação Institucional e a Atuação da Polícia Judiciária”.

A sessão de encerramento está agendada para as 16:40 e conta com as intervenções de Solange Moreira, Regina Gouveia, Maria João Fernandes e Fernandes da Cruz.