Covilhã: MODATEX promove 3ª edição do concurso de moda sustentável “Tea&Cheese”

O MODATEX, Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, delegação da Covilhã, está a promover, pela terceira vez, o concurso Tea&Cheese, cujo propósito assenta na “sensibilização e consciencialização para a necessidade de prolongar o ciclo de vida das peças de vestuário, incentivando, assim, a sustentabilidade”, pode ler-se em nota de imprensa.

O Tea&Cheese, este ano com número recorde de participantes, é um “concurso aberto ao exterior e destinado ao público em geral, no qual são levados a desfile coordenados criados pelos participantes”.


Segundo revela a organização, nesta 3ª edição, “os concorrentes terão total liberdade relativamente ao tema escolhido, dando sempre um forte enfâse ao upcycling como conceito-chave do evento”, uma técnica que consiste em “criar roupas novas a partir da reutilização e do reaproveitamento de outras peças ou sobras de tecidos”, é ainda explicado no documento.

Para José Manuel Castro, diretor-geral do MODATEX, citado na nota de imprensa, “iniciativas como esta são essenciais nos dias que correm”.

“A sustentabilidade é uma temática cada vez mais relevante em todos os setores de atividade e cabe-nos a nós, como principal centro de formação da indústria têxtil, promover estas ideias e valores junto dos profissionais e futuros profissionais que temos vindo e que continuaremos a formar”, refere.

O desfile de encerramento tem lugar na sexta-feira, dia 10, às 21:00, nas instalações do MODATEX, delegação da Covilhã, com a mostra de todos os trabalhos e o anúncio dos vencedores (1º, 2º e 3º lugar) que receberão um prémio monetário.

O júri tem ainda a possibilidade de atribuir até duas menções honrosas.