A Grande Rota das Aldeias Históricas (Grande Rota 22) passa a incluir 200 km em território espanhol, conseguindo alcançar uma dimensão ibérica, revelou a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico.
A nova Grande Rota tem quase 900 km, 680 dos quais percorridos na Beira Interior e cerca de 200 km na região de Cáceres, em Espanha, referiu a associação que tem sede em Belmonte.
O novo traçado é uma herança da GR22 Aldeias Históricas de Portugal, que contava com cerca 600 km de extensão, que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal por etapas, num percurso circular que possui o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, atribuído pela European Ramblers Association, uma certificação que destaca os melhores destinos de caminhada na Europa, através de critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionado ao utilizador, a qualidade do seu traçado, e a sua riqueza cultural e natural.
Encontra-se igualmente homologada como Grande Travessia de BTT pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
A par da monumentalidade cultural, na GR22 também percorre alguns dos mais belos parques naturais, classificadas como Património Mundial da UNESCO: o Parque Natural do Douro Internacional e Parque Arqueológico do Vale do Côa, o Parque Natural do Tejo Internacional e o Parque Natural da Serra da Estrela.
Agora, “a aventura envolve também o país vizinho, juntando-se 13 municípios de Cáceres [Espanha] e inúmeras povoações históricas”.
A nova rota atravessa 111 localidades em Portugal e 36 em Espanha.
A associação ressalvou que a marca permanece nas Aldeias Históricas de Portugal, “que já avançou com os registos da mesma em Espanha”.
A rede de Aldeias Históricas abrange Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.