Museu da Covilhã entre os 10 finalistas do Prémio Nacional de Turismo 2023

O Museu da Covilhã é um dos dez finalistas do Prémio Nacional de Turismo 2023, tendo sido selecionado entre um total de 768 candidaturas.

Apresentado pela Câmara Municipal, o projeto covilhanense foi submetido na categoria de Turismo inclusivo por estar em causa um equipamento concebido dentro de uma estratégia que “aposta na acessibilidade e na inclusão de públicos com limitações de vários níveis, designadamente de mobilidade ou visuais”, revela a autarquia em nota de imprensa.


O Prémio Nacional de Turismo 2023, que realiza este ano a sua 5ª edição, tem como finalidade “premiar os negócios ou projetos portugueses que se distinguem como casos de sucesso, enquadrados nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável”.

Os critérios utilizados para a avaliação e eleição dos vencedores são transversais, destacando-se fatores como o impacto, a formação, a resiliência e a sustentabilidade.

A cerimónia de entrega de prémios vai ter lugar no presente mês de novembro, evento no qual serão conhecidos os vencedores.

A iniciativa BPI e Expresso conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, com o apoio institucional do Turismo de Portugal e com o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner.

Instalado num edifício projetado por Ernesto Korrodi no princípio do século XX, o museu aborda, cronologicamente, as diferentes épocas de ocupação do território do concelho, seja através da implementação de tecnologia inovadora no percurso museológico, de textos, mobiliário e materiais acessíveis, ou de formas expositivas multimédia, imersivas e multissensoriais.

É um espaço público central, com um projeto museográfico que contemplou critérios de acessibilidade, “permitindo aos diferentes públicos usufruir dos conteúdos apresentados, independentemente das suas limitações”.

Encontra-se aberto de terça-feira adomingo, nos períodos 10:00-13:00 e 14:00-18:00.