NEST e UBI lançam bolsas em áreas inovadoras para impulsionar o turismo de saúde e bem-estar em Portugal

O NEST assinou um Memorando de Entendimento das Bolsas de Investigação NEST, que visa “apoiar a investigação nas áreas de novos produtos e serviços, marketing e eficiência energética, impulsionando a inovação aplicada aos modelos de serviço associados ao recurso água mineral natural”, pode ler-se em nota de imprensa.

“Esta iniciativa é um passo importante na nossa missão de promover a inovação alinhada com as grandes tendências e o desenvolvimento sustentável no turismo em Portugal. Através do lançamento destas bolsas de investigação, estamos a atrair a atenção dos jovens para este produto e a incentivar a investigação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis que possam ser oferecidos a turistas nacionais e internacionais, mais exigentes, dispostos a pagar mais por experiências que impactem o seu bem-estar físico e mental”, sublinha Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, citado no documento.


“O NEST contribuirá de forma ativa com o suporte a acesso a dados e estudos que facilitem o desenvolvimento de investigação conjunta, a realização de eventos e seminários, e participação com especialistas nas temáticas do Turismo de Saúde e Bem-Estar e Inovação em Turismo. Estamos confiantes de que esta iniciativa irá impulsionar o turismo sustentável em Portugal, tornando-nos mais competitivos no mercado global”, conclui.

As candidaturas terminam no dia 25 de novembro.

Sílvia Socorro, Vice-Reitora da UBI responsável pela Investigação, enfatizou os benefícios deste acordo e expressou confiança no seu sucesso, afirmando que este instrumento “irá promover uma maior aproximação entre a pesquisa e a economia, com um foco específico nos interesses e necessidades das partes envolvidas, incluindo os atores locais e a população”.

Sílvia Socorro salientou ainda a “qualidade reconhecida da pesquisa realizada pela UBI, principalmente nas áreas abordadas neste acordo”.

Além de “contribuir para o desenvolvimento do território, que é a missão da universidade”, Sílvia Socorro realçou que este programa “está, também, alinhado com as políticas nacionais de pesquisa científica, especialmente no que diz respeito à criação de bolsas num ambiente não académico”.

O NEST – Centro de Inovação do Turismo está a financiar bolsas pela primeira vez e selecionou a UBI “devido à sua expertise académica na área de termalismo”, explicou Roberto Antunes, sublinhando ainda que a escolha da UBI para esta parceria se deve ao facto de que a região Centro “possui a maioria dos ativos relacionados às termas, além de ser a instituição com maior conhecimento especializado a nível nacional nesse campo”.