Paul: Ribeira e ciclo da broa são destaques do Centro Interpretativo

O Centro Interpretativo da Ribeira, no Parque Urbano do Paul, tem as obras de construção civil concluídas e em breve vai começar a receber os primeiros equipamentos, para depois receber os primeiros visitantes.

É mais um ponto de atração no Parque Urbano do Paul, que pretende realçar a ribeira, um dos ícones da freguesia, mas também todo o ciclo da broa, desde a sementeira do milho, passando pela moagem do grão, que pode ser feita no local, até à confeção e degustação da broa, desvendou Gabriel Gouveia, presidente da Junta de Freguesia aos jornalistas, depois de uma visita efetuada ao local.


No centro contará, também, com exposição permanente e conteúdos multimédia interativos.

“O que aqui estiver vai permitir mostrar o que foi e o que é a nossa freguesia”, sublinhou.

Trata-se da reconversão de um moinho que estava em ruínas, junto à ribeira, explica o autarca, dando conta das muitas dificuldades que encontrou para levar o projeto a bom porto, nomeadamente as inúmeras expropriações para conseguir os terrenos para o Parque Urbano e para alargar e asfaltar os acessos ao local.

“Temos trabalhado arduamente para que este projeto seja uma realidade”, diz, referindo-se à totalidade do parque urbano, que tem praia fluvial com todas as infraestruturas sanitárias, um campo multiusos, bem como árvores e relva para complementar o parque de merendas.

Detalha que tudo foi feito com apoio da Câmara Municipal da Covilhã, mantendo sempre a traça característica da freguesia, reconstruindo todos os muros com pedra, sendo que apenas o centro interpretativo teve apoio comunitário.

Sublinha que em todo o parque já foram investidos mais de 500 mil euros.

No local, durante a visita promovida no âmbito da elevação da Covilhã a cidade, esta segunda-feira, dia 6, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal, enalteceu o “trabalho esforçado” do presidente de junta, que “vem valorizar muitíssimo o Paul”, mostrando “disponibilidade total, para continuar a apoiar o projeto”.

Realça que o Centro Interpretativo, um investimento inicial de 175 mil euros, e que chegará aos 200 mil com todos os conteúdos, “é a cereja no topo do bolo” do investimento feito no local, que permite devolve-lo para fruição da população e visitantes.

O autarca não tem dúvidas que “esta é uma obra muito importante para o Paul”, disse.