A segunda edição da Semana Criativa da Covilhã, que decorreu entre 8 e 14 de novembro, “surpreendeu pela positiva” afirmou Regina Gouveia em jeito de balanço do evento.
A Vereadora da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã falava aos jornalistas à margem da sessão de encerramento da iniciativa que decorreu ontem, dia 14, no Teatro Municipal.
“Senti uma diferença enorme em relação à primeira semana, senti que já dizia muito mais à comunidade. Várias entidades passaram por aqui, desde escolas à Academia Sénior e em todas as ações, os lugares que tínhamos não chegaram. Foi muito gratificante sentir isto, vale a pena”, concluiu.
Recordar que a Covilhã Creative Week (Semana Criativa da Covilhã) realiza-se no âmbito do plano de ação da Covilhã Cidade Criativa da UNESCO na área do Design e assinala o aniversário de entrada da Covilhã nesta rede de cidades, o que aconteceu a 8 de novembro de 2021, razão pela qual este dia foi aprovado como Dia Municipal da Cultura na Covilhã.
Dizer que no âmbito desta iniciativa a exposição EntreTecido, com curadoria do designer covilhanense Vasco Pinho, que tem expostos trabalhos de designers e artistas da região como Ana Paula Almeida, Ana Rita Albuquerque, Fátima Nina, Filipe Carriço, Gonçalo Duarte, Jorge Mendes, Luís da Cruz, Patrícia Casteleiro e Telmo Martins pode ser visitada, no Teatro Municipal da Covilhã, até janeiro.
Regina Gouveia relembra que a entrada da Covilhã na rede de cidade criativas da UNESCO, desde a primeira, hora foi estruturada para ser trabalhada “a partir da educação”, motivo pelo qual nasceram na Covilhã iniciativas como o C3D markerspace e o Espaço Tecer, onde o design e a criatividade são exploradas por crianças das escolas do concelho.
Salienta que nesta área há vários projetos a decorrer, nomeadamente o “Design com e para todos”, que está a acontecer nas escolas e no Espaço Tecer.
“Um projeto que vai desde a comunidade escolar até mulheres desempregadas, que tiveram vidas profissionais em confeções e que não estão ativas e que podemos transformar as suas vidas, valorizando-as”, disse.
Em candidatura está o projeto TEIAS (Trajetórias e Empoderamento para Inovação Ativa e Sustentável) que tem a ver com empoderamento de mulheres.
A autarca realça ainda projetos que estão a decorrer no município com objetivo de reduzir o impacto do setor têxtil no ambiente, e que implicam o design, como o To Be Green e o Strings.
Quanto à terceira edição da Semana Criativa, que começa sempre a 8 de novembro, dia Municipal da Cultura, a vereadora realça que será, “certamente, melhor que a segunda que agora terminou”.