TIM 2: ASTA implementa projeto que ensina matemática através do teatro

A companhia covilhanense ASTA é a representante portuguesa no projeto europeu TIM 2 – Theatre in Mathematics 2, que, na sequência do TIM 1, retoma o objetivo de ajudar os professores a ensinar matemática, usando ferramentas teatrais.

A ASTA -Teatro e Outras Artes irá testar a metodologia com duas turmas, uma do quarto ano, outra do oitavo, no primeiro semestre de 2024, avança a companhia em nota de imprensa.


No documento especifica que além da companhia sediada na Covilhã, o TIM conta também com parceiros da Grécia, Itália e Noruega e formará 600 professores até 2026.

“O projeto prevê a criação de uma plataforma de e-learning com serviços on-line interativos para apoiar e melhorar o processo de aprendizagem da matemática. É cofinanciado pelo Programa Europeu Erasmus +, o TIM 2 tem uma dotação financeira de 400 mil euros”, explica.

Os alunos e os professores de matemática serão os beneficiários do projeto europeu TIM – Theatre in Mathematics, que arrancou em 2019, com o objetivo de enfrentar os principais obstáculos no ensino e aprendizagem da matemática a nível da União Europeia. O projeto inicia agora a sua segunda fase, destinada à formação de 600 professores, 150 dos quais em Portugal, usando uma metodologia que recorre a ferramentas teatrais para ensinar matemática.

Pretende-se alcançar cerca de 9000 alunos, entre os 9 e os 14 anos, nos quatro países em que o TIM 2 será implementado: Portugal, Itália, Grécia e Noruega.

Foto: Arquivo Asta Teatro