Times Higher Education coloca sete áreas da UBI entre as melhores do mundo

A Universidade da Beira Interior viu a qualidade de sete da suas áreas científicas ser reconhecida na mais recente edição do ranking setorial organizado pelo Times Higher Education (THE). O relatório situa, entre as melhores do mundo, os patamares de “Business and Economics”, “Social Sciences”, “Computer Science”, “Engineering”, “Clinical and Health”, “Life Sciences” e “Physical Sciences”.

Segundo informa a UBI em comunicado, esta avaliação “resulta da análise feita pelos especialistas do prestigiado estudo internacional aos mais importantes indicadores relativos às instituições de Ensino Superior: “Ensino”, “Ambiente de Investigação”, “Interação com a indústria” e “Internacionalização”, os mesmos que colocaram a UBI no patamar 601-800 em termos internacionais e como a 5.ª melhor nacional no World University Ranking (WUR)”.


“Business and Economics”, relacionado com Economia, alcança o patamar mais elevado da UBI (301-400, entre de 909 instituições mundiais avaliadas). No contexto nacional, está ainda em destaque pela excelente classificação em “Qualidade de Investigação” (1.º lugar), lê-se no comunicado.

No campo das “Social Sciences” (Ciências Sociais), a UBI conquista uma posição entre as 401-500 melhores do mundo, num ranking que inclui 997 academias. Já no âmbito de “Computer Science” (Informática) classifica-se no 501-600 do mundo, entre 1.027 instituições.

Ao nível do setor “Engineering” (Engenharia), o THE coloca a UBI no patamar 501-600, nas 1.374 avaliadas e as áreas “Clinical and Health” (Clínica e Saúde), “Life Sciences” (Ciências da Vida) e “Physical Sciences” (Física), estas estão todas posicionadas no patamar 601-800.

Segundo a UBI, o “World University Rankings 2024 by subject é elaborado a partir de indicadores de desempenho de instituições de Ensino Superior de todo o mundo, incluindo anualmente um número cada vez maior de academias”.