A Rotary Club da Covilhã levou a cabo duas iniciativas na Covilhã, integradas no programa “End Polio Now” do Rotary Internacional, que tem como objetivo a sensibilização para a erradicação da Pólis no mundo.
Duas ações que, segundo avançou o presidente da Rotary Club da Covilhã, Jorge Simões, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, têm um balanço positivo.
No dia Mundial de Combate à Pólio, a 24 de outubro, a ação de sensibilização aconteceu na Escola Quinta das Palmeiras e foi direcionada, em particular, aos alunos do 11.º e 12.º anos para “mobilizar os jovens, dando-lhes conhecimento sobre a poliomielite, o Rotary Club da Covilhã e o Rotary Internacional”, disse o responsável.
No dia 28, no Serra Shopping, o Rotary promoveu uma recolha de fundos que contou, também, com um concerto pelos alunos do Conservatório de Música da Covilhã que se associou à causa.
Segundo o presidente da Rotary Club da Covilhã os fundos angariados são entregues à Rotary Internacional, que combate a poliomielite junto das comunidades onde ainda se manifesta, como é o caso de alguns países do continente asiático e africano. Este combate é feito através da compra de vacinas.
Os valores angariados são convertidos em dólar e por cada dólar de doação a favor da erradicação da Pólio, a Fundação Bill e Melinda Gates duplica esse valor até 50 milhões de dólares por ano, o que dá um total de 75 milhões de dólares que pretendem ajudar no combate e erradicação da Pólio, explicou ainda o responsável.
A poliomielite, conhecida como pólio, é uma doença altamente infeciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina.
Com a ação do Rotary e seus parceiros já foram imunizadas mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro