Nova edição do Hospital Faz de Conta tem como tema “O Inverno Encantado”

A XVI Edição do Hospital Faz de Conta volta, entre 6 e 11 de novembro, aos corredores da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) para desmistificar o medo da “bata branca” através da simulação de um ambiente hospital “onde as crianças são os pais e os bonecos os filhos que necessitam de cuidados médicos”, informa a UBI em comunicado.

Este ano sob o tema “O Inverno Encantado”, a FCS-UBI transforma-se num “espaço mágico”, onde são criadas as condições de um hospital real e pelas quais as crianças devem passar com o seus “filhos” doentes: consultórios médicos, imagiologia, bloco operatório, sala de internamento e farmácia.


Esta iniciativa dirige-se principalmente a crianças dos 3 aos 7 anos de idade e acolhe visitas de jardins de infância e escolas primárias da região. Há ainda o “Dia Aberto”, onde os adultos da comunidade local podem levar as crianças a participar na atividade.

A organização expandiu também o alcance do Hospital Faz de Conta a pessoas com necessidades especiais, desenvolvendo assim o “Dia da Inclusão”, no qual são recebidos os utentes da AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela, de Manteigas e a APPACDM da Covilhã.

Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina (MedUBI), prevê-se a receção de 600 crianças nesta edição do Hospital Faz de Conta. Participam na iniciativa 150 alunos dos cursos de Medicina, Ciências Biomédicas, Optometria, Ciências Farmacêuticas e Psicologia, além de docentes e médicos.

Segundo informa o comunicado, o Hospital Faz de Conta “desempenha um papel relevante na formação dos estudantes que participam no projeto, onde ganham sensibilidade no contacto com o paciente e desenvolvem capacidades comunicativas e sociais com um público-alvo tão exigente como crianças e pessoas com necessidades especiais”.