CISMA – Associação Cultural edita livro de estreia de jovem escritor beirão

A CISMA – Associação Cultural editou o “O Grande Ato”, livro de estreia de Bernardo Fortuna, jovem escritor beirão.

Esta é a segunda edição literária da CISMA e tem o seu lançamento marcado para dia 20 de dezembro, às 21:30, na Banda da Covilhã.


De acordo com a nota de imprensa, “O Grande Ato” é um livro “sobre um peixe, o universo, a consciência”.

“No aquário de um apartamento, um peixe nada e observa. Pela sua exclusiva narração somos transportados aos seus eventos mais próximos, mas também ao espaço sideral onde a pequenez dos pormenores da vida é continuamente justaposta à grandeza dos fenómenos cósmicos. Um desses eventos marca uma viragem na visão do seu mundo. A partir daí, tentará encontrar uma forma de se reunir com o que antes não foi capaz de compreender”, pode ler-se no documento enviado à RCC.

Bernardo Fortuna nasceu e foi criado em terras beirãs. Viveu alargados períodos no estrangeiro, tendo estudado em Itália, trabalhado na Bélgica e no continente asiático, antes de se fixar na Covilhã para se dedicar à escrita.

“As suas criações caracterizam-se por uma grande amplitude de estilos, do dramático ao lúdico, onde se abordam temas como o amor, a solidão, a identidade ou o existencialismo”.

Segundo a CISMA, o autor confessa que o seu movimento de escrita nasce de um espaço “entre o sacrilégio e a oração”, não conseguindo distinguir se escreve “por força de uma compulsão não diagnosticada ou se por mecanismo de defesa contra ideias persistentes”.

Em 2023, estreou-se na escrita para teatro com “Felizmente Sãozinha”, uma peça levada a cena por Manuel Tur.

“O Grande Ato” teve edição de João Ferreira, Jorge Ferreira e Margarida Carlos e o design de capa e paginação de Bruno Inácio.

O lançamento do livro, marcado para dia 20 na Banda da Covilhã, conta com a presença do autor, Bernardo Fortuna, e a apresentação de Manuel Tur, ator e encenador.

“O Grande Ato” tem um preço de 12,50 euros para público em geral e 10 euros para os sócios da CISMA – Associação Cultural.

Recordar que a primeira edição da CISMA – Associação Cultural foi a reedição do “Café Montalto”, em 2022, do escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos, que recentemente foi homenageado numa sessão conjunta entre a CISMA e a Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI).