Oposição promove “troca de prendas” na reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã

Os vereadores da coligação Juntos Fazemos Melhor na Câmara Municipal da Covilhã assinalaram a habitual troca de prendas que se faz nesta quadra, e entregaram “presentes com significado especial” a cada um dos vereadores da maioria, e para o próprio presidente. 

Prendas virtuais, disse o vereador Pedro Farromba, que entregou a José Miguel Oliveira a imagem de uns calções e banho “para relembrar o encerramento da piscina Municipal. Disse que a prenda “simboliza as centenas de crianças e adultos que não a podem frequentar”.


Para Regina Gouveia foi escolhida a imagem de um passe escolar e de um passaporte cultural entregue por Marta Alçada, “para lembrar as centenas de alunos do concelho, que vivem fora da Covilhã, e que ainda hoje não têm transporte totalmente gratuito para se deslocar para a sua escola, como os alunos da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa.

Para o vereador José Armando Serra dos Reis escolheram a imagem de sapatilhas de caminhada, que foi entregue Ricardo Silva, “para que se lembre da população de Unhais da Serra, que poderiam ter acesso à Serra da Estrela terminando a obra da estrada do Canal”.

Ao presidente da Câmara foi entregue a imagem de um copo vazio. “Simboliza o preço da fatura da água que promete há 10 anos que vai baixar”, disse Pedro Farromba.

Uma prenda acertada, considerou Vítor Pereira, sublinhando que “prefere dar prendas à população” e a redução da fatura da água é uma delas.

Avança que essa redução será, “muito provavelmente”, anunciada na Assembleia Municipal de dia 22, e que “no primeiro trimestre de 2024 a fatura já será diferente”, colocando-a “num patamar de normalidade”.

José Armando Serra dos Reis agradeceu a prenda “que servirá para percorrer os mais de 200 km de percursos pedestres” criados pelo executivo.

Sobre a estrada do Canal, respondeu também Vítor Pereira, lembrando o “compromisso” que já assumiu de concluir os dois quilómetros que faltam. Uma obra que representa “uma solução técnica complicada”, vincando que “se fosse fácil estava feito”.

“Se fosse fácil tinham-no feito, não o tinham deixado para nós”, reforçou o vice-presidente. Ao ser lembrado por Pedro Farromba que o PS já governa há 10 anos, apontou que quando o trabalho é fácil não fica para outros e o PSD foi poder por 20 ou 25 anos e também não concluiu a ligação.

Regina Gouveia considerou que não precisa de prendas para se preocupar com as crianças que estão mais longe da cidade, lembrando que utiliza “os recursos que há para as trazer a participar nas atividades”.

José Miguel Oliveira partilhou a preocupação com o encerramento da piscina, afirmando que “o concurso para resolver os problemas infraestruturais está a decorrer”, concluindo que se pretende resolver a questão, “o mais rapidamente possível”.