A Cerzir Afetos abriu concurso público para a construção de um Centro de Dia na freguesia da Boidobra, revelou o presidente da associação, Paulo Jerónimo, em assembleia geral.
O valor do procedimento é de 800 mil euros (mais IVA), sendo que 407 mil são comparticipados por uma verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em declarações aos jornalistas, no final da reunião da assembleia geral, Paulo Jerónimo disse estar “confiante” quanto ao futuro do projeto, frisando que, “se assim não fosse”, não se teria recandidato à presidência da direção.
Por outro lado, as questões financeiras são a grande preocupação do dirigente.
“Sabemos as verbas que estão envolvidas e essas verbas não se conseguem de um dia para o outro. E temos de dizer aos associados que vai ser difícil, mas com a valorização e ajuda de todos, conseguiremos avançar e concluir a obra”, vincou.
Para além da comparticipação do PRR, no valor de 407 mil euros, a Cerzir Afetos conseguiu ainda um reforço de 20%, que representa 81 400 euros. No total, o apoio ao projeto, até agora, é de 488 400 mil euros.
Contas feitas, ficam a faltar 381 892 mil euros, um valor que a associação espera conseguir com o apoio de uma instituição bancária, empresas e particulares, segundo explicou Paulo Jerónimo durante a apresentação do projeto.
Para além dos 800 mil euros (mais IVA), que se refere à construção do edifício, está ainda previsto um investimento de 150 mil euros (mais IVA) para a aquisição de equipamentos, o que representa um investimento total de 1,1 milhões de euros.
De acordo com o presidente da instituição, se o concurso público não ficar deserto, as obras deverão começar entre janeiro e fevereiro de 2024. Caso não existam interessados, a associação terá de aumentar o valor da obra e abrir novo procedimento, algo que será conhecido a 12 de dezembro.
A empreitada tem de estar concluída até dia 31 de agosto de 2025.