Cineclube Gardunha com exibições n’A Moagem, Lavacolhos e Centro para as Migrações

No âmbito da programação do Cineclube Gardunha, realizam-se exibições de diversos filmes no mês de dezembro, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, em Lavacolhos e no Centro para as Migrações do Fundão.

Amanhã, dia 6, às 21h30, será exibida a última obra do “mestre japonês da animação”, Hayo Miyazaki, “O Rapaz e a Garça”, que conta a história de “um jovem rapaz chamado Mahito, com saudades da mãe, aventura-se num mundo partilhado pelos vivos e pelos mortos. Aí, a morte chega ao fim, e a vida encontra um novo começo”.


A Casa do Bombo de Lavacolhos recebe, no dia 10, às 15h00, uma sessão especial, que a abrir contará com a exibição do documentário “Lavacolhos é assim”, produzido em 1972, precisamente sobre a freguesia de Lavacolhos. Um momento em que será possível rever a aldeia nos anos setenta e o seu povo, tradições, usos e costumes. De seguida, será realizada uma homenagem a Víctor Erice, com a exibição da sua longa-metragem “O Espírito da Colmeia”, de 1973. Um filme “com uma poesia e uma candura nas imagens, nos sons e nas interpretações de duas meninas, que nos remete para o cinema mudo, onde tudo era possível e passível de ser descoberto e redescoberto como nas primeiras vezes”.

A 13 de dezembro, às 21h30, n’A Moagem, será exibido o último filme de Víctor Erice, “Fechar os Olhos”, em que “a trama anda à volta de um ator desaparecido há muitos anos e de um cineasta que decide reavivar o seu passado”.

A última exibição do mês de dezembro terá lugar no dia 16, sábado, às 21h30, no Centro para as Migrações do Fundão, no âmbito do ciclo “Janela para o Mundo”, com o filme “Um rio chamado Titas”, de Ritwik Ghatak, “em que uma saga multigeracional que flui com os rituais da vida cotidiana”.

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).