Especialista em cuidados paliativos condecorado pela Academia Portuguesa de Fibromialgia na Covilhã

Academia Portuguesa de Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central de Dor Crónica, vai empossar como, académico correspondente, Jacinto Bátiz Cantera, especialista em cuidados paliativos.

O evento terá lugar dia 13 de janeiro, às 16:30, no Anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior (UBI).


Durante a iniciativa, Jacinto Bátiz Cantera apresentará a comunicação “Os cuidados paliativos perante a fragilidade e a vulnerabilidade do sofrimento humano”. O discurso de resposta será proferido pelo presidente-fundador da referida academia e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, José Luís Arranz Gil.

O encerramento da sessão ficará a cargo do presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Miguel Castelo-Branco, que é também académico honorário da Academia Portuguesa de Fibromialgia.

Para José Luís Arranz Gil, o currículo do homenageado é “suficientemente rico e esclarecedor sobre as suas competências profissionais e académicas, o que o acredita a figurar como um dos académicos da Academia Portuguesa de Fibromialgia”.

O profissional é codirector da Cátedra de Cuidados Paliativos da Fundação “Pia Aguirreche” e da Universidade Francisco de Vitoria, em Madrid, presidente da Secção de Cuidados Paliativos da Academia de Ciências Médicas de Bilbao, diretor do Instituto “Cuidar Melhor” do Hospital San Juan de Dios de Santurce, Espanha, e escritor.