Rogélia Proença celebra 10 anos de publicações com lançamento da 17ª obra literária

Rogélia Proença, escritora covilhanense, apresentou no sábado a sua 17.ª obra literária, uma forma de celebrar 10 anos de publicações e ajudar crianças diabéticas.

“Duarte Entre o Jogo de Sombras”, é um conto que pretende chamar a atenção para a problemática da diabetes e da cegueira, disse a autora em declarações à Rádio Clube da Covilhã.


“Eu normalmente faço coletâneas de contos, desta vez quis mesmo fazer um livro em capa dura, só uma história, com a causa da diabetes e da cegueira. São problemáticas com que o protagonista se vai deparar, mas é muito mais, é uma criança, e um jovem, que tem muito a dar ao mundo com as suas lições de estoicismo, alegria e coragem. Queremos alertar para esta dignidade humana. Não ter pena, mas sim reconhecer o mérito e a dignidade de toda a vida humana”, sublinhou.   

A obra é inspirada em momentos da vida da escritora, nas experiências vividas ao lado de familiares diabéticos e é também uma homenagem ao pai, Duarte de seu nome.

A obra tem um carater benemérito, por cada livro vendido é atribuído 1 euro à Associação de Diabéticos da Serra da Estrela que a autora pede que seja canalisado para ajudar crianças com diabetes.

O livro já está disponível para compra on-line e e-book há algum tempo, mas a autora escolheu propositadamente esta altura para o seu lançamento, por se tratar da celebração dos seus 10 anos de escrita, mas também porque se está em época de Natal, e esta é uma obra “para refletir”, tanto para crianças, como para pais ou avós.

“Um livro que nos faça refletir é sempre um bom presente”, diz a autora, vincando que os 10 anos de escrita valeram a pena.

“Para mim cada livro é uma estratégia, uma forma de continuar a exercer a minha cidadania, o meu espírito cívico, através das temáticas que trago para a literatura”, detalhou.