Assembleia Municipal de Penamacor aprova recomendação pela requalificação de Estradas Municipais

A Assembleia Municipal de Penamacor aprovou, por unanimidade, uma recomendação para que a autarquia “possa proceder a obras de beneficiação de Estradas Municipais”.

A recomendação foi feita por Diogo Manteigas, deputado eleito pela bancada “Abraçar Penamacor”, na última sessão da Assembleia Municipal, que teve lugar ontem, dia 28.


“O notório e avançado estado de degradação das marcas rodoviárias das Estradas Municipais, a visível falta de sinalização vertical e a inexistência de rails de proteção” foram alguns dos problemas destacados por Diogo Martins, que realçou que tais fatores “são fundamentais para a prevenção dos acidentes rodoviários”.

Durante a sua intervenção, o deputado afirmou que “a manutenção destas vias é da responsabilidade do Município de Penamacor”, salientando que o estado atual das mesmas “é gerador de perigo” e um “péssimo cartão de visita”.  

“Uma das vontades da autarquia é atrair visitantes para que conheçam o concelho e para eventuais e investidores e, portanto, o estado de degradação das vias é um péssimo cartão de visita”, concluiu.

António Beites, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, deu nota de que está feito o levantamento na zona sul do concelho e queoprojeto que visa requalificar a estrada entre Penamacor e a área de serviço das Águas está pronto para ser lançado a concurso público.

“Temos clara noção do estado das nossas vias municipais, mas não estão em estado catastrófico. Avaliem o estado das estradas de outros concelhos”, frisou.

Em última nota, o autarca sublinhou que não existem fundos comunitários para estas empreitadas, vincando que, “felizmente, a autarquia tem condições financeiras para proceder à reabilitação das vias, principalmente na Estrada Nacional 233”.

António Beites concluiu, garantindo que todo o processo estará em curso até ao próximo verão.

A recomendação será enviada à Câmara Municipal de Penamacor para aprovação em reunião do órgão.