Câmara de Penamacor aprova orçamento no valor de 21,8 milhões de euros

“Dentro da linha do Orçamento de 2023”, António Luís Beites, Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, apresentou, na passada reunião pública do executivo, o Orçamento para 2024 no valor de 21 milhões e 800 mil euros, classificando-o como um “orçamento de continuidade”.

Este orçamento municipal, referiu António Luís Beites mais do que uma vez, “não tem qualquer financiamento comunitário” e centra-se em intervenções estruturais em Penamacor, como é o caso do Teatro Clube ou das intervenções na zona histórica.


Além destas, existem obras estruturais, “algumas elencadas ainda ao Portugal 2020, outras já alocadas ao Portugal 2030 e ao PRR”, ao nível de requalificação urbana. Até ao próximo verão, o município espera já ter quatro obras em curso finalizadas.

Outro destaque de António Luís Beites é a reabilitação da EN 233, no troço que liga Penamacor até à localidade de Águas.

Penamacor pretende ainda, com o Orçamento para 2024, apostar no turismo, através da “intervenção turística nas áreas museológicas” e da promoção da vila para o exterior, como será a aposta na Malcata.

Além disso, “há um reforço claro, a partir de 2024 e continuando para 2025, de recursos humanos para o Município”, afirmou o autarca, com anúncios para postos de trabalho a serem abertos ainda este ano. Para 2024 prevê-se a contratação de 69 funcionários, ano em que se prevê também a aposentação de 26 pessoas.

Anselmo Borges, da bancada da oposição, afirmou que este orçamento “sintetiza as mesmas deficiências de anos anteriores”, argumentando que “é notória a falta de visão estratégica para o desenvolvimento do concelho” e que “subsiste um modelo habitual de apostar nas áreas tradicionais, mais favoráveis em termos eleitorais”.

O vereador, eleito pelo movimento independente “Abraçar Penamacor”, apresentou 32 medidas que “deviam ser ponderadas no desenvolvimento do concelho”, em contraste com “uma visão pouco imaginativa e comprometedora com o futuro do concelho e das suas populações”. Estas medidas abarcavam a área social, o desporto, o turismo ou a juventude.

O Orçamento de Penamacor para 2024 foi aprovado por maioria, com voto contra da bancada da posição. Segue depois para a Assembleia Municipal em dezembro.