UBI formaliza alianças com entidades do Interior do país no âmbito do PRR

A Universidade da Beira Interior (UBI) “alcançou mais um objetivo através da formalização das quatro alianças”, previstas no âmbito do projeto PRR UBImpulso Adultos – Green and Sustainable Growth in a Digital World.

A oficialização das alianças aconteceu na tarde de 21 de dezembro, com a assinatura das cartas de compromisso de constituição, com entidades de diversos setores da região do Interior do país – institucionais, empresariais, associativas e culturais – que permitirão o trabalho conjunto para “melhorar a qualificação profissional e competências transversais da população adulta”, pode ler-se na página da instituição.


Na sessão de assinatura das cartas, o Reitor da UBI, Mário Raposo, salientou o papel da academia em colocar ao dispor da comunidade as ferramentas necessárias para a melhoria das pessoas.

“A UBI não só ensina e investiga, como tem também este desiderato fundamental de se relacionar com a sociedade do território em que estamos inseridos e nos espaços nacional e internacional. A UBI é de facto uma universidade da beira interior, para o mundo”, afirmou.

Esta disponibilidade de cooperação está sempre aberta a novas colaborações e o mesmo acontece no âmbito do benefício que podem trazer as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.

“Este trabalho é dinâmico. Outras entidades podem manifestar o seu interesse e disponibilidade em associar-se a nós neste projeto do PRR”, salientou Mário Raposo.

As alianças formalizadas têm como foco “Transição Digital e Inovação”, “Green Deal”, “Saúde e Bem-Estar” e “Terceiro Setor e Sociedade”.

“Transição Digital e Inovação” enfatiza tecnologia, inovação e competências fundamentais para o crescimento empresarial, tendo-se realizado até ao momento 28 cursos, abrangendo desde marketing digital até Unreal Engine 5 para Iniciantes.

“Green Deal”, comprometida com o desenvolvimento sustentável, centra-se na recuperação de produtos, gestão de resíduos e mobilidade sustentável, tendo já sido oferecidos cursos como Tinturaria Natural e Manufatura Aditiva, num total de seis cursos.

Quanto à aliança para o “Terceiro Setor e Sociedade” concentra-se na formação qualificada de agentes para enfrentar desafios regionais, incluindo cursos em gestão para organizações sociais e relações internacionais, com 11 cursos já realizados.

Em “Saúde e Bem-Estar” pretende-se introduzir modelos inovadores de formação na área da saúde, abordando temas como ressonância magnética nuclear e segurança do medicamento, contabilizando nove cursos.

Os parceiros destas alianças incluem quatro municípios, 20 instituições, 27 empresas, três centros de tecnologia e uma organização sem fins lucrativos, que já tinham subscrito anteriormente um protocolo de colaboração no âmbito da candidatura da UBI ao PRR.

Até ao momento, a UBI promoveu, ao abrigo do programa UBImpulso Adultos, 54 cursos não conferentes de grau (43 cursos já terminados e 11 a decorrer). Considerando esta tipologia de cursos já finalizada, foram atribuídos 478 diplomas, chegando a mais de 700 participantes.

No total, e considerando as diferentes tipologias de formação previstas no programa destinado a adultos, já foram formadas cerca de 800 pessoas. Estes números “representam o cumprimento das metas contratualizadas com o Governo para este período”.

“O estabelecimento destas alianças visa, sobretudo, a aquisição de conhecimentos por parte da população adulta trabalhadora, tendo em vista o desenvolvimento de competências com valor acrescentado para o mercado de trabalho e a aquisição de competências específicas que visam responder aos desafios emergentes na sociedade”, de acordo com João Lanzinha, Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais.

“O estabelecimento de alianças é, deste modo, um ponto essencial no projeto UBImpulso, garantindo a existência de uma relação estreita, marcada pela partilha de conhecimentos, infraestruturas e de recursos-humanos, entre a UBI e as cercas de seis dezenas de entidades parceiras que se comprometeram com o mesmo”, conclui.