Belmonte: Investimento de 629 mil euros cria 9 fogos para renda a custos acessíveis

A Câmara Municipal de Belmonte vai avançar com a requalificação de 2 edifícios municipais na vila de Belmonte, um no Santo Antão e outro na Praça da República, e aí criar nove fogos para arrendamento acessível, foi hoje anunciado na reunião pública do município.

Na reunião foram aprovados os acordos de colaboração entre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o Município de Belmonte e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (HIRU), que preveem a comparticipação global de 629 mil euros (mais IVA) para a recuperação dos dois edifícios.


No caso do imóvel localizado no Santo Antão serão criados três apartamentos de tipologia t1. Já na Praça da República serão criados quatro t1 e dois t0.

Para além destes nove fogos o município conta em breve avançar com a recuperação de outros, fora da sede de concelho, e criar mais cinco casas para este fim, explicou António Dias Rocha. Presidente do município belmontense.

Detalha que será requalificada a escola da Pimenta, onde serão construídos dois fogos para arrendar, a escola da Gaia e mais um edifico em Caria onde será criado mais uma casa para arrendamento a custos acessíveis, totalizando 14 fogos no concelho que serão construídos ao brigo do protocolo rubricado com a CIM e que prevê a comparticipação ao abrigo do 1.º Direito, sublinhou o autarca.

António Dias Rocha detalhou ainda que vai reunir no dia 30 com responsáveis do HIRU, em Lisboa, onde conta apresentar “outros projetos interessantes” neste âmbito que depois tornará públicos.