Covilhã: “A Montanha Desce à Cidade com os Reis” este fim de semana na Praça do Município

A Praça do Município recebe, este fim de semana, dias 6 e 7, entre as 10:00 e as 18:00, a iniciativa “A Montanha Desce à Cidade com os Reis”.

A atividade é promovida pela Câmara Municipal da Covilhã e conta com a participação de seis localidades do concelho: Cortes do Meio, Erada, Sarzedo, São Jorge da Beira, Verdelhos e Unhais da Serra.


De acordo com a autarquia, a atividade pretende “promover, valorizar e revelar a identidade, em estado puro, das Aldeias de Montanha do concelho” e vai acolher um vasto conjunto de atividades para celebrar o Dia de Reis e encerrar a programação do “Natal com Arte 2023”.

O evento “enquadra-se na estratégia de promoção das Aldeias de Montanha, levada a cabo pela autarquia”, pode ler-se em nota de imprensa.

O programa conta com o Cantar das Janeiras, por parte da Associação Cultural Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, Cavaquinhos da Academia Sénior da Covilhã, Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio e Vozes do CAI – Grupo de Cantares do Centro de Atividades da Covilhã.

A atuação de grupos e artistas das Aldeias de Montanha, a realização do Mercado de Montanha e jogos tradicionais de Montanha são outras das ações previstas.

“A Montanha Desce à Cidade com os Reis” é uma iniciativa que traz atividades e tradições ao centro histórico da Covilhã “de forma dar a conhecer o artesanato, os sabores da Serra da Estrela e os jogos tradicionais, como o jogo do arco, a corrida de cântaros e a malha”.