Filme da covilhanense Margarida Gil selecionado para Festival de Cinema de Berlim

O filme “Mãos no fogo”, da realizadora portuguesa Margarida Gil, natural da Covilhã, fará a estreia mundial em fevereiro no Festival de Cinema de Berlim.

A longa-metragem foi selecionada para a secção competitiva “Encontros”, um filme que conta com Acácio de Almeida na direção de fotografia.


Margarida Gil, de 73 anos, estreou-se em realização de cinema em 1987 com a longa-metragem “Relação fiel e verdadeira”. A mais recente longa-metragem é “Mar” (2018), seguindo-se a curta-metragem “Cavaleiro Vento” (2022).

O 74.º Festival de Cinema de Berlim decorrerá de 15 a 25 de fevereiro, nele o realizador norte-americano Martin Scorsese vai receber um prémio de carreira.

Maria Margarida Gil Lopes nasceu na Covilhã em 1950, mudou-se aos 17 anos, junto com a família, para Lisboa. É das poucas cineastas portuguesas que se mantêm ativas desde a década de 70 em Portugal. Foi presidente da Associação de Realizadores Portugueses e, ao longo da sua carreira, já recebeu inúmeros prémios nacionais e internacionais.

Foto: Facebook Margarida Gil