UBI: Ordem dos Médicos renova idoneidade ao mestrado em Gestão de Unidades de Saúde

O 2º ciclo/mestrado em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) obteve o reconhecimento pela Ordem dos Médicos, que faculta aos profissionais médicos que o frequentem com a obtenção de “Competência em Gestão dos Serviços de Saúde”, uma das subespecialidades atribuídas por esta Ordem, revela a instituição na sua página.

A renovação tem a validade de três anos, tendo sido decidida pelo Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, após o parecer positivo da Direção do Colégio de Competência de Gestão dos Serviços de Saúde.


Trata-se de uma avaliação da qualidade de um curso que está a assinalar 25 anos de funcionamento e que integra a oferta formativa de segundos ciclos do Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

A formação destina-se a “proporcionar uma sólida formação, estruturando-se em torno das duas vertentes principais das unidades prestadoras de cuidados de saúde”.

“Por um lado, tem em consideração as especificidades próprias do sector de saúde e, por outro lado, presta a necessária atenção às matérias relacionadas com uma eficaz e eficiente gestão das organizações de saúde”, pode ler-se no comunicado.

“São abordados e aprofundados novos métodos de gestão e administração das unidades prestadoras de cuidados de saúde, por forma a promover o desenvolvimento das necessárias capacidades de liderança que possibilitem uma Gestão de Unidades de Saúde, públicas ou privadas, que seja eficaz e eficiente, mas também responsável e personalizada”.

Entre as saídas profissionais, contam-se a direção e assessoria em Hospitais, IPSS (lares, creches e outras entidades sociais, funções diretivas em várias profissões da área da saúde (Medicina, Enfermagem e outras funções técnicas especializadas), Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar e, ainda, chefia e direção de clínicas ou outros negócios na área da saúde.

A apresentação de candidaturas a este e aos restantes mestrados da UBI, para o próximo ano letivo, vai ter lugar em março, entre os dias 1 e 22. As candidaturas são feitas online.