UBI: Requalificação da residência I deverá estar concluída este ano

As obras de requalificação na residência nº1 da Universidade da Beira Interior (UBI), localizada no Convento de Santo António, vão arrancar este ano e deverão ficar concluídas ainda em 2024.

A informação foi avançada por Mário Raposo, reitor da instituição, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Académica da UBI (AAUBI).


“Houve o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a residência está candidatada, o concurso público vai arrancar agora e esperamos que durante este ano a residência I seja concluída”, explicou Mário Raposo durante o seu discurso.

Outros dos objetivos para 2024 é lançar o concurso público para a Cantina da Boavista, de forma a transformá-la numa residência e, no final do ano, lançar os concursos das residências 4 e 5 “para acabar as obras de requalificação das residências candidatas ao PRR”.

“Obviamente que é importante darmos melhor qualidade de vida aos nossos alunos”, concluiu o reitor da UBI.

A universidade vai aplicar cinco milhões de euros nas obras de renovação das três residências de estudantes e na adaptação da cantina em alojamento.

Neste momento, o único alojamento encerrado é a residência I, na qual se incluem as suites.

Os Serviços de Ação Social da UBI (SASUBI) dispõem, atualmente, de sete residências universitárias (uma encerrada temporariamente), com um total de 808 camas, para uso dos estudantes deslocados da universidade, “com preferência para bolseiros e estudantes portugueses e estrangeiros de outras universidades e/ou de programas de mobilidade ou outros”.

As residências I a VI estão localizadas junto do Pólo I e a Residência Pedro Álvares Cabral está situada junto à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UBI).

A tomada de posse dos novos dirigentes da AAUBI teve lugar no passado dia 6 no anfiteatro das Sessões Solenes da UBI.