AM Penamacor aprova orçamento para 2024 no valor de 21,8 milhões de euros

A Assembleia Municipal de Penamacor aprovou, por maioria, o orçamento para 2024, no valor de 21,8 milhões de euros.

António Beites, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, já tinha classificado o orçamento para 2024 como um “orçamento de continuidade”.


De acordo com o autarca, existem obras estruturais, “algumas elencadas ainda ao Portugal 2020, outras já alocadas ao Portugal 2030 e ao PRR”, ao nível de requalificação urbana.

Outro destaque de António Luís Beites é a reabilitação da EN 233, no troço que liga Penamacor até à localidade de Águas.

Penamacor pretende ainda, com o orçamento para 2024, apostar no turismo, através da “intervenção turística nas áreas museológicas” e da promoção da vila para o exterior, como será a aposta na Malcata.

Além disso, “há um reforço claro, a partir de 2024 e continuando para 2025, de recursos humanos para o município”. Para 2024, prevê-se a contratação de 69 funcionários, ano em que se prevê, também, a aposentação de 26 pessoas.

Rogério Cruz, da bancada municipal “Abraçar Penamacor”, considera que se “mantêm as mesmas deficiências das propostas apresentadas em anos anteriores”.

“Por um lado, é notória a falta de visão de estratégica para o desenvolvimento do concelho e, por outro, é confrangedora a falta de rigor”, disse.

Rogério Cruz sublinhou que existe “um modelo habitual de apostar nas áreas tradicionais, eventualmente mais favorável em termos eleitorais, mas seguramente pouco eficaz para o desenvolvimento integrado do território, reflexo de uma visão pouco imaginativa e comprometedora do futuro do concelho e das suas populações”.

Para o deputado municipal, as Termas da Fonte Santa, a requalificação do Mercado Municipal e do lagar da Aldeia do Bispo são algumas das ações que “continuam a transitar de anos anteriores”.

Em últimas nota, Rogério Cruz disse ser notório o “aumento dos valores inscritos na receita, que levarão a resultados de execução baixos, com tem sido nos últimos anos”.

O orçamento para 2024 foi aprovado com os votos a favor do PS e os votos contra do movimento independente “Abraçar Penamacor”.

A sessão da Assembleia Municipal da Covilhã teve lugar no passado dia 28.