Raul Pereira foi reeleito, por mais quatro anos, presidente da direção da Delegação Distrital de Castelo Branco da Associação Portuguesa de Deficientes (APD). O ato eleitoral teve lugar no último sábado, dia 3, em Assembleia Geral.
“Aumentar a fasquia relativamente ao que foi feito em anos anteriores” é o grande objetivo do novo mandato, disse o dirigente em declarações à RCC.
“Tudo o que correu bem no mandato anterior, é para correr melhor neste mandato. Queremos ampliar o nosso leque de ação nas diferentes vertentes, algo que não tivemos oportunidade de fazer no passado”, explicou.
Relativamente às acessibilidades, afirmou ser necessário “ter uma maior determinação naquilo que é o cumprimento da lei”, uma vez que “nem sempre a lei é cumprida”.
A garantia de emprego a pessoas com deficiência foi outro dos temas abordado pelo dirigente, que sublinhou a importância de se falar numa temática a com a qual “as pessoas são confrontadas no seu dia-a-dia”
Disse haver “muito trabalho a fazer”, principalmente na região, de forma que os direitos “sejam devidamente respeitados e cumpridos”.
Segundo explicou Raul Pereira, o objetivo da APD é “alertar as entidades e a sociedade civil que as pessoas com deficiência são pessoas válidas, que devem ser apoiadas na igualdade e inclusão”.
“Têm os mesmos direitos que qualquer cidadão e devem ser tratados como um”, vincou.
Quanto às atividades de maior relevo a realizar este ano, o presidente destacou o habitual piquenicão nacional, a acontecer em julho, na Boidobra e que, no ano passado, contou com cerca de 120 pessoas, e o Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas, que irá decorrer em setembro e é reconhecido a nível nacional e internacional.
A lista liderada por Raul Pereira foi a única a apresentar-se a sufrágio. Recordar que a Delegação Distrital de Castelo Branco da APD tem sede em Cantar-Galo.
Fotografia: Covilhã Município