“A avó tele (co)manda na sua vida”: Livro para crianças ajuda todos a lidar com Alzheimer

“A avó tele (co)manda na sua vida” é o primeiro livro de Patrícia Capelão, animadora sociocultural na Mutualista Covilhanense desde dezembro de 2022. Uma obra que pretende desmistificar a doença de Alzheimer, assumiu a autora durante a sessão de apresentação do livro.

O evento teve lugar na sexta-feira, dia 16, numa sessão que contou com a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.


A autora, emocionada na sua intervenção, não escondeu que ver o livro concluído é um sonho de vida concretizado.

Patrícia Capelão sublinha que a ideia surgiu como forma de poder ajudar os que a rodeavam no dia a dia, alertando que mesmo com Alzheimer a “essência da pessoa é a mesma, só temos que nos adaptar para que essa pessoa continue a ser autónoma”, sendo este mais um aspeto para o qual pretende chamar a atenção com a obra.

Vinca que pretende “desmistificar e ajudar quem lida diretamente com estas pessoas”, sublinhando que a principal ajuda é não desistir e não lhes tirar o comando da própria vida, disse.

“O livro pretende desmitificar a pessoa que tem a doença e o principal objetivo é ajudar os técnicos, amigos e os familiares, para que nunca desistam dos seus e nunca lhes tirem o comando, o mandar na sua vida”, relata que “eles ficam fragilizados com o facto de lhes tirarem, por exemplo, um cartão de crédito, verem que não são capazes de pagar as suas contas, isto deixa-os muito em baixo”.

Frisa que nos desabafos que têm com ela, isso é reportado.  “Eles desabafam comigo e estes desabafos permitiram-me escrever este livro. Estas pessoas não merecem que lhes tirem este comando, de uma só vez, pode ser aos poucos e, com alguma vigilância, podem continuar a ser as mesmas pessoas. É isso que eu pretendo”, disse.

Nelson Silva, presidente da Mutualista Covilhanense, sublinhou que a instituição recebeu desde o primeiro momento, “de forma muito calorosa, a obra”, considerando-a “interessante para todos em geral”, na forma como ajuda “a desconstruir a doença e a melhor compreender os doentes”.

Na sessão participou também Daniela Gonçalves, da delegação do Centro da Alzheimer Portugal, que frisou que “a produção destes livros é cada vez mais importante para incluir todas as camadas geracionais no mundo das demências”, referindo-se ao facto de este ser destinado às crianças.

“Envolver os mais novos, netos ou bisnetos e desmistificar, combatendo o estigma e o desconhecimento é muito importante”, disse, vincando que “enquanto Associação dedicada à doença agradece a obra”.

A encerrar a sessão esteve Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que deixou rasgados elogios à autora.

“A Patrícia é uma inspiração”, disse a Ministra, sublinhando que o tema que a obra aborda “é um dos principais desafios que enfrentamos”. O envelhecimento com qualidade de vida.

Para a governante “este livro é a pedra no charco” para abanar a forma como olhamos para o envelhecer.

“Permite abandar a forma como olhamos para o que não compreendemos e às vezes é não compreendermos que nos cria muros na capacidade de entender os outros”, sublinhou.

Numa intervenção focada no envelhecimento, Ana Mendes Godinho frisou a necessidade de encontrar novas respostas para o envelhecimento ativo e saudável.

“Temos de encontrar novas formas porque as tradicionais não chegam. Mesmo os lares tradicionais têm de ter novas formas de resposta para estimular as pessoas. Temos de conseguir que o caminho seja cada vez mais promover a autonomia das pessoas, o respeito, o estímulo porque também é isso que previne doenças colaterais que vão surgindo como o Alzheimer”, disse

Editado pela editora de literatura infantil Flamingo Edições, “A avó tele-(co)manda na sua vida” é um livro infantojuvenil sobre a doença de Alzheimer que pretende contribuir para a desconstrução da doença e a humanização do doente.

O livro baseia-se em algumas histórias reais com as quais a autora tem lidado ao longo da vida profissional e, também, enquanto mãe de dois rapazinhos gémeos de 10 anos.