Belmonte pretende construir 100 habitações com financiamento de 8 milhões

A Câmara Municipal de Belmonte tem a possibilidade de construir 100 habitações até 2026 com um financiamento de 8 milhões de euros do IHRU, Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, avançou António Dias Rocha, presidente da autarquia, durante a reunião pública do executivo.

Ao resumir a reunião que manteve com a Secretária de Estado da Habitação, refere que esta ficou “motivada para financiar 100 novas habitações até 2026, no concelho”, uma das prioridades do executivo belmontense.


O autarca considera que “o prazo é curto” e a Câmara Municipal de Belmonte está a estudar “se parte para construção clássica de casas, ou casas modelares, por serem mais rápidas, para aproveitar o financiamento”.

António Dias Rocha refere que já existem terrenos para essa construção, um em Caria e outro em Belmonte.

“A CMC está a fazer o trabalho de casa, que vai ser apresentado à Secretaria de Estado da Habitação e ao HIRU”, frisou, salientando que pretende apresenta-lo ainda ao atual Governo, por conhecer o dossier.

Realça, no entanto, que a Câmara “não se pode abalançar num investimento de 8 milhões sem ter garantias do financiamento”.