Clube Sénior da LAPA é exemplo na promoção de envelhecimento saudável e combate à solidão

O Clube Sénior da Liga dos Amigos do Bairro dos Penedos Altos (LAPA), na Covilhã, está hoje a celebrar oito anos de existência. Um exemplo de como se deve promover o envelhecimento e o combate à solidão, foi hoje sublinhado durante o seu aniversário.

Trata-se de uma atividade que orgulha a direção da IPSS. Um orgulho que o presidente sublinhou em mensagem lida durante a sessão evocativa desta manhã, uma vez que não pôde estar presente.


Na missiva sublinha que “o clube é uma mais-valia para a instituição”, agradecendo a dedicação de todos os professores, alunos e direção.

O Clube iniciou funções 2016 e ao longo dos anos já ministrou mais 8100 aulas de temas tão diferentes como cidadania, saúde e bem-estar, informática, astronomia, história local, arte e histórica antiga, economia, inglês e muitos outros, num total de 13 disciplinas. Ao longo do tempo foram realizadas 25 visitas de estudo, foi detalhado durante a apresentação do clube.

O principal objetivo “é promover o envelhecimento ativo e saudável”, promovendo “relações de afetividade”, sendo que a atividade física, tem, também, um espaço privilegiado nas aulas de ginástica sénior.

Para o futuro, foi dito na sessão comemorativa pelo vice-presidente do clube, José Manuel Duarte, pretende-se “uma aposta mais ousada”, nomeadamente com a formalização de uma comissão pedagógica, bem como um novo regulamento de funcionamento.

A comissão é constituída por Manuela Cameira, Manuel Carrola, Luís Fiadeiro, Fátima Quelhas (coordenadora) e José Manuel Duarte.

Nas intervenções institucionais Luís Fiadeiro, presidente da Assembleia Geral da LAPA e professor no clube, frisou a satisfação que todos os formadores têm em partilhar o seu saber “com pessoas que têm o dom extraordinário de querer aprender”, vincando que o clube tem também “a função de combater a solidão”, tratando-se, fundamentalmente, “de um local de partilha”, considerando-o “um projeto válido para a cidade e região”.

José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do associativismo na Câmara Municipal da Covilhã, realçou a dedicação patente dos elementos diretivos e nos professores que “dão o melhor de si, o seu tempo, em prol dos outros”.

Deixou uma palavra de gratidão aos professores, face ao “trabalho notável”, à direção da LAPA porque “teve o arrojo de se abalançar para este projeto”, deixando votos de que “os alunos que constituem a aprender, e sejam cada vez mais, sublinhando a eficácia que estas atividades têm na promoção do envelhecimento ativo e saudável.

“Temos de olhar para os seniores de uma forma diferente. O envelhecimento ativo tem de fazer parte das políticas públicas”, disse. “Faz bem fazer o bem”, sublinhou.

Pessoalmente José Miguel Oliveira mostrou disponibilidade para dar aulas de francês, se houver interessados.

Pedro Leitão, presidente da UF Cantar Galo e Vila do Carvalho desafiou cada um a viver o presente, aprender e apreender com os outros para ter melhor qualidade de vida.

Dizer que esta é uma das atividades da LAPA, IPSS que tem como objetivo primordial a ajuda ao próximo, tem uma loja social, para apoio aos mais desfavorecidos e como grande objetivo assume que pretende constituir um centro de dia, sendo este um dos sonhos mais antigos.

Tem, também, ao dispor dos associados uma biblioteca, aulas de ginástica em grupo e promove, ao longo do ano, a celebração de diversas datas temáticas, bem como diversas atividades culturais, desportivas e recreativas.