Covilhã dedica mês de março à proteção civil. Programa começa amanhã na Escola Campos Melo

A Câmara Municipal da Covilhã vai dedicar o mês de março à Proteção Civil, promovendo demonstrações de meios e várias ações de divulgação e atividades de formação com o objetivo de informar e sensibilizar as pessoas para a importância de todos na salvaguarda de pessoas e bens.

Esta é também uma forma de reconhecer o papel fundamental de todos os agentes de proteção civil, que diariamente prestam socorro e auxiliam as pessoas, dão resposta a situações de emergência e catástrofe e contribuem para a segurança do território.


O programa arranca na sexta-feira, 01 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Proteção Civil, com a realização de um simulacro interno de evacuação na Escola Secundária Campos Melo.

Destinada aos alunos, professores e funcionários, a atividade vai permitir testar a resposta das equipas de primeira intervenção daquele estabelecimento num cenário de incêndio e conta com uma demonstração de meios dos Bombeiros, GNR, PSP, Sapadores Florestais e Serviço Municipal de Proteção Civil Municipal da Covilhã.

Na área da formação, o Estabelecimento Prisional da Covilhã recebe, no dia 05, uma palestra com o tema “Proteção Civil – O que somos? O que fazemos?” e que se destina apenas à população prisional.

A Escola Quinta das Palmeiras (dia 06) e a Escola Frei Heitor Pinto (dia 13) e Escola Campos Melo (dia 20) vão acolher ações de “Mass Training”, que visam ensinar os participantes a agir em casos de emergência, nomeadamente saber efetuar corretamente manobras de reanimação cardiorrespiratória.

Trata-se de um treino que é recomendado para todos e que permitirá aos alunos experimentar as competências adquiridas.

Para dia 12, às 17:00, está agendada a realização de uma sessão de esclarecimento e a apresentação da Estratégia de Combate à Vespa Velutina na Covilhã.

Destaque ainda para a integração de Cambões, Casal de Santa Teresinha e Vale Cerdeira (S. Jorge da Beira) e Pereiro (Sobral de São Miguel) no programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, cuja sessão de apresentação decorre a 24 de março, às 15:00, no Pavilhão Multiusos do Pereiro, contando com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, GNR, Bombeiros da Covilhã e Sapadores Florestais.

O programa também engloba ações de sensibilização “Floresta Segura”, que são promovidas pela GNR. Dirigidas à população vão decorrer em S. Jorge da Beira (dia 13), Peraboa (dia 26) e Ferro (dia 27).

Neste mês, será ainda realizada uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil e ações de fogo controlado para gestão de combustível florestal em Cortes do Meio e Unhais da Serra.