A Câmara da Covilhã foi distinguida com o prémio de Evento Desportivo Municipal do Ano pela organização do “Covilhã Desportiva 2023”, revela a autarquia em nota de imprensa.
A distinção foi atribuída pela Cidade Social, no âmbito do programa Município Amigo do Desporto.
O evento covilhanense conquistou o primeiro lugar na categoria local, entre a lista de municípios que têm entre 25.001 a 50.000 habitantes, sendo que a seleção foi realizada através do voto das restantes autarquias.
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se na passada sexta-feira, dia 23, na Mealhada, e contou com a realização do Seminário “Gestão de Eventos Desportivos em Contexto Municipal”.
Durante a sessão, José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do desporto na Câmara da Covilhã, fez a apresentação do evento, que foi o que reuniu “maior número de votos entre todos os premiados da categoria local”.
Para o autarca, este prémio é um “motivo de orgulho e regozijo e representa o reconhecimento do trabalho, empenho e dedicação de todos quantos participaram e contribuíram para a realização do “Covilhã Desportiva 2023”, nomeadamente associações, a Divisão de Desporto, Associativismo e Eventos e restantes serviços municipais”.
De acordo com o documento enviado à RCC, neste concurso, participaram inúmeros municípios de norte a sul de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram submetidos a concurso eventos nos quais se desenvolveram atividades desportivas, provas ou torneios, tanto em ambientes fechados como ao ar livre. Para além dos objetivos desportivos, estes eventos podiam abraçar outros propósitos, como os de cariz solidário ou ambiental, e eram dirigidos a uma variedade de públicos.
Os critérios de avaliação incluíram a análise das candidaturas, “destacando a implementação de práticas adequadas na gestão desportiva, a promoção da participação em eventos desportivos e a democratização da prática desportiva informal, recreativa ou competitiva”.
Também foram avaliados o caráter inovador das ações, as parcerias estabelecidas e o valor acrescentado dessas colaborações, além de outros elementos relevantes para a avaliação dos eventos, pode ler-se ainda na nota de imprensa da autarquia.