Concerto solidário da Desertuna para comprar nova viatura para os BVC contou com quase 200 espectadores

Quase 200 pessoas assistiram ao concerto solidário, organizado pela Associação Cultural Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, este sábado, dia 24, para angariar fundos para a aquisição de uma nova viatura de incêndios urbanos para os Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Em declarações à RCC, Diogo Domingos, vice-magíster da Desertuna, disse estar satisfeito com a iniciativa, embora estivesse “à espera de mais pessoas”.


“Quase que encheu, mas não foi aquilo que estávamos à espera. Todavia, acho que retiramos um resultado positivo na mesma, porque o nosso objetivo era, não só angariar fundos, mas também passar a palavra. Acima de tudo, a comunidade ficou a saber”, explicou.

Diogo Domingos sublinhou que esta era a única atividade agendada, admitindo, no entanto, que, com algum diálogo, poderá ser possível realizar uma segunda edição, “com o intuito de reverter os fundos angariados para a causa em questão”.

A viatura tem um custo de cerca de 400 mil euros, sendo que a única que existe, neste momento, é de 1991.

Recordar que, na conferência de imprensa de apresentação do evento, em fevereiro, Luís Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, referiu que a falta deste veículo é “a única lacuna em termos operacionais da corporação”. (notícia AQUI).

O concerto teve lugar no anfiteatro das Sessões Solenes da UBI, um espaço com lotação para 300 pessoas e onde estiveram presentes cerca de 180, segundo revelou o vice-magíster da Desertuna.

A entrada para o concerto era gratuita, sendo que cada um contribuía com a verba que conseguisse. O total dos donativos ainda não é, no entanto, conhecido.  

O concerto contou com as atuações da tuna organizadora, a Desertuna, a Tuna do Instituto Superior de Engenharia do Porto (TAISEP) e a Tuna Académica da Universidade Lusíada de Famalicão (TAUL-F), com apoio da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Câmara Municipal da Covilhã.