UBI participa em iniciativa internacional para a sustentabilidade e desliga a iluminação de 7 espaços

A Universidade da Beira Interior (UBI) adere este ano à iniciativa “M’illumino di Meno” e vai desligar a iluminação exterior de sete espaços da academia no dia 16 de fevereiro, revela a instituição na sua página oficial.  

A adesão à 20.ª edição deste evento, originário em Itália com o propósito de “destacar a importância da poupança de energia e incentivar a sustentabilidade”, faz parte do calendário de ações da linha de Green Sustainability da aliança UNITA – Universitas Montium.


A UBI, entre as 22:00 de 16 fevereiro e as 06:00 de 17 fevereiro, desliga a iluminação exterior da Reitoria, faculdades de Ciências, de Ciências da Saúde, e de Ciências Sociais e Humanas, Biblioteca Central, UBImedical e painel exterior “leave your mark” (cadeados), junto à Rotunda da Ponte do Rato.

“Ilumino-me menos” acontece no Dia Nacional Italiano da Poupança de Energia e Estilos de Vida Sustentáveis e tem a participação de academias da aliança, na sequência do desafio lançado pela Universidade de Turim (Itália) aos parceiros da UNITA – Universitas Montium.

O repto teve a adesão de sete instituições de Ensino Superior da Universitas Montium, incluindo academias italianas, francesas, espanholas, portuguesas e romenas, sensibilizando uma comunidade universitária transnacional com mais de 200 mil pessoas.

Além da UBI, “Ilumino-me menos” conta com a Universidade de Brescia (Itália), a Université Savoie Mont Blanc (França), a Universidad de Zaragoza (Espanha), o Instituto Politécnico da Guarda, a Universidade da Transilvânia de Brasov e a Universidade do Oeste de Timisoara (Roménia). As oito instituições de Ensino Superior europeias desligarão 65 edifícios durante a atividade.

Ao longo do dia, os participantes partilharão dicas de poupança de energia com as suas comunidades universitárias através de um manual de boas práticas, desenvolvido pela Universidade de Brescia.

“Esta iniciativa insere-se nos objetivos da UNITA, de promover a economia circular”, pode ler-se no comunicado.

“M’illumino di Meno” nasceu na Rai Radio2 (um dos três canais da rádio nacional), no seu programa “Caterpillar”, em 2005. A primeira edição ocorreu em 16 de fevereiro, com a entrada em vigor do Protocolo de Quioto, com o “Caterpillar” a pedir aos ouvintes da Rai Radio2 para apagarem as luzes como um manifesto de preocupação ambiental. Em 2022, tornou-se lei, com o Parlamento Italiano a reconhecer o dia 16 de fevereiro como o Dia Nacional da Poupança de Energia e Estilos de Vida Sustentáveis.

Ano após ano, o “M’illumino di Meno” inspirou os ouvintes da Rai Radio2 a “agir para salvar o planeta: praticar a economia circular, favorecer a mobilidade limpa, mudar para energias renováveis, apoiar a reflorestação”.

Atinge este ano a sua 20.ª edição, e com a edição de 2024, intitulada “Sem Fronteiras”, convida os participantes a estenderem a sua participação às suas alianças internacionais.